top of page
Foto do escritorLiberdade Futmesa 1

III TAÇA PEPÊ DE DUPLAS LIVRES: Libertinos são os Campeões!!! Falsos Profetas ficam com a Prata!!!

Atualizado: 30 de jan. de 2023

Torneio de duplas promovido pelo Liberdade reúne amigos de vários lugares do país e promove uma grande festa do futebol de mesa, modalidade 3 Toques.


E a III Taça Pepê de Duplas Livres aconteceu no último fim de semana na sede do Liberdade! Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2023, botonistas de vários clubes do Brasil vieram a Belo Horizonte para participar do torneio promovido pelo Liberdade, rever amigos de longa data e fazer novas amizades. Foi uma bela festa do futebol de mesa, que culminou com a dupla Libertinos, formada por Léo Duget e Lorival, sendo a campeã da Série Ouro e a dupla Falsos Profetas, de Léo Guimarães e José Lessa, conquistando a Série Prata.


Foto panorâmica da sede do Liberdade durante a III Taça Pepê de Duplas Livres, 2023.

A grande maioria dos jogos da 1ª Fase do torneio aconteceu no sábado, dia 21, quando as equipes se enfrentaram dentro de grupos previamente sorteados. Apenas uma rodada (quatro confrontos ou oito jogos) aconteceu no domingo, dia 22.


Concluídas todas as rodadas da 1ª Fase, as equipes que alcançaram os primeiros lugares dos grupos se classificaram diretamente para a fase Quartas-de-Final da Série Ouro. As equipes que ocupavam as segundas e terceiras posições de cada grupo, disputaram, em confrontos cruzados entre grupos, uma fase Pré-Quartas-de-Final, e as vencedoras destes confrontos completaram o gabarito das Quartas da Ouro.


Em seguida, a fase Semifinal contou com os seguintes confrontos e resultados:


MENINOS DE TERÊ 0 X 1 CHOQUE-REI

ADS 0 X 1 LIBERTINOS


As pessoas que acompanharam a grande final da Ouro, disputada entre os Libertinos (Lorival e Léo Duguet) e o Choque-Rei (Toninho e Luiz Cláudio "Tritu") foram premiadas com dois grandes jogos. A equipe Libertinos tinha a vantagem do empate e os confrontos foram: Lorival versus Toninho; Léo Duguet versus Tritu. Ao final, 1 a 0 para os Libertinos e conquista do título do torneio.


LIBERTINOS 1 X 0 CHOQUE-REI


Com esta conquista, Lorival levanta pela terceira vez, em três edições, a taça do torneio. Já para Léo Duguet esta é a primeira vez que sagra-se campeão da Taça Pepê de Duplas Livres.


Foto da equipe Libertinos, Lorival e Léo Duguet, Campões da III Taça Pepê de Duplas Livres.
Foto de Luiz Cláudio "Tritu" e Toninho, equipe Choque-Rei, foram Vice-campeões da III Taça Pepê de Duplas Livres.

Na Série Prata, a fase Quartas-de-Final foi formada pelas equipes classificadas nas quartas posições de cada grupo enfrentando equipes que ocupavam as quintas colocações de um grupo diferente do seu. Terminada esta fase, as semifinais foram as seguintes:


CERVEJEIROS 0 X 0 MALVADÃO

FALSOS PROFETAS 1 X 0 R2


A final da Prata foi disputada entre Falsos Profetas (Léo Guimarães e José Lessa) e Cervejeiros (Bernardo Pires e Lucas Luna). O confronto terminou empatado em 1 a 1 (inclusive, nos placares individuais) e, por ter a vantagem do empate, Falsos Profetas ficaram com o título da Série Prata.


FALSOS PROFETAS 1 X 1 CERVEJEIROS


Fotos das duplas Falsos Profetas, de Léo Guimarães e José Lessa, e Cervejeiros, de Lucas Luna e Bernardo Pires, campeões e vice da Série Prata.

A classificação final foi a seguinte:


Detalhes dos confrontos e classificação podem ser acessados na página da III Taça Pepê de Duplas Livres.



HOMENAGENS E PREMIAÇÕES


A cerimônia de premiação foi conduzida pelo presidente do Liberdade, o Rafa Pena, que agradeceu a participação de todos e destacou a importância do torneio para o clube.


O torneio foi criado em homenagem ao Pedro (Pepê), falecido, precocemente, em 2014. Pedro era filho de nosso amigo Paulo Sérgio e, seguindo os passos do pai, foi botonista desde criança, sendo, inclusive, um dos fundadores do Liberdade. A homenagem não poderia ser mais justa, pois, considerando a personalidade e a alegria de Pedro, o espírito da Taça Pepê de Duplas Livres não poderia ser outro senão o de promover a alegria e de comemorar a amizade.


Neste sentido, Pimentel, um dos botonista mais experiente da 3 Toques, escreve, à mão e de improviso, uma bela mensagem para que o Rafa transmita a todos os participantes do torneio. O texto, reproduzido a seguir, muito bem escrito, foi lido durante a cerimônia de premiação e emocionou a todos.


"Para o Pena,


Boa tarde a todos amigos presentes nesta bela manhã, pois apesar da chuva no céu cinzento, estamos todos felizes e com saúde. E devemos agradecer à Deus por esta dádiva maravilhosa. Com saúde e ao lado de amigos queridos. Sim! Queridos porque, como dizia um amigo já falecidos: "'Amigos' é melhor que 'irmãos', porque 'amigos' você escolhe e escolhi vocês..." Nos escolhemos reciprocamente.

Hoje estamos aqui, adultos, mas relembrando o nosso tempo de criança e jogando botão, que os caras inventaram o nome de "futebol de mesa". Talvez por vergonha de dizer que voltou à sua infância ou para que nosso movimento ganhasse mais credibilidade.

Ao final dessa competição os mais afortunados, mais dedicados e tecnicamente mais regulares em todo transcorrer vão, merecidamente, se fazer presentes no lugar mais alto do 'podium' e receber o troféu pelo título máximo da competição. Entretanto, o brilho da competição, o convívio com os amigos queridos nessas inesquecíveis 48 horas, nos trará a certeza de que todos nós fomos campeões! De alegria, gozações, piadas, gafes e, não obstante, não colocaremos medalhas no pescoço e tampouco ergueremos sob nossas cabeças troféus, pois eles estarão guardados em nossos corações.

Agradeço a Deus por estes momentos e ter tido o privilégio de escolher vocês como "amigos" e, acreditem: nós somos uma grande família! Aos colegas dos outros estados, que deixaram suas famílias para fazer companhia da Família Liberdade, muito obrigado e que Deus os guie no retorno aos seus lares.

Parabéns aos campeões, Ouro e Prata, que merecidamente mereceram esta conquista! Parabéns a toda rapaziada do Liberdade pela 3ª Edição da Taça Pepê! E ao Paulinho, Paulo Sérgio, enfatizar que ele partiu fisicamente, mas que espiritualmente está aqui presente entre nós, com sua alegria e as saudades que ficaram em nossos corações. Este evento, tornou-se importante pelas pessoas que participam, mas sobretudo pela energia que o Pepê deixou entre nós.

Antes de encerrar, um pensamento para reflexão de todos:

"Embora o vento do esquecimento apague da memória de vocês a lembrança dos nossos; nossas almas, nossas amizades e os momentos que juntos passamos, ficarão eternizados no altar de nossas existências."

Até o próximo ano, se Deus quiser, e bom retorno aos seus lares!


À gol.

BH, 23/01/2023"


Fotos da mensagem manuscrita pelo Pimentel para os participantes da III Taça Pepê de Duplas Livres.

Para as entregas das medalhas de participação e dos troféus de campeão, Rafa teve o apoio de Paulo Sérgio e de Daniel.


Foto de Rafa Pena, Daniel e Paulo Sérgio entregando a premiação para os campeões Lorival e Léo Duguet.

Todos os participantes receberam medalhas de participação e os campeões os troféus do torneio. Estes, inclusive, passam a ter o nome gravado no troféu itinerante, que registra em sua base os campeões das diversas edições do torneio.


Um momento de destaque foi a emoção de nosso amigo Caruso por ter formado, pela primeira vez, dupla com o seu filho Léo. Que seja a primeira de muitas!


Parabéns a todos os participantes, em especial aos campeões e vice-campeões das sérias Ouro e Prata! E que nas próximas edições o clima de amizade, alegria e respeito se repita como neste ano!


As fotos abaixo apresentam as equipes na ordem da entrega da premiação.


Foto da equipe FALSOS PROFETAS - Léo Guimarães e José Lessa (Campeões - Série Prata)
Foto da equipe CERVEJEIROS - Lucas Luna e Bernardo Pires (Vice-Campeões - Série Prata)
Fotos da equipe MALVADÃO - Marcelo Virgílio e Alex Lage (3º lugar - Série Prata)
Foto da equipe R2 - Rodrigo Barros e Rafael Pena (4º lugar - Série Prata)
Foto da equipe NIC - Paulo Sérgio, Eduardo Guerra (destaque à esquerda) e Alexandre Marinho (destaque à esquerda) (5º lugar - Série Prata)
Foto da equipe AC/DC - Júnior Moura e Gustavo Heavy (no destaque) (6º lugar - Série Prata)
Foto da equipe EQUIPE F - Daniel e Alfredo (no destaque) (7º lugar - Série Prata)
Foto da equipe DESMOBAL - Bal e Hélio de Castro (8º lugar - Série Prata) (Foto de Gustavo Heavy)
Foto da equipe EU E TU, TU E EU - Pimentel e Hélio Sampaio (12º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe PAC-MAN - Juliano e Beto (11º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe FACA & CHAIRA - Bozó e Chicão (10º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe UH TERERÊ - Ricardo, Juninho e Renato (no destaque) (9º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe DE PAI PRA FILHO - Leonardo Caruso e Carusão (8º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe JACK & DANIELS - PC e Digão (7º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe PASSAGEIROS DO SONO - Cláudio Figueiredo e Valmir (6º lugar - Série Ouro)
Montagem com foto da Equipe KAN-PEI - Bruno Pinheiro, Léo Stumpf (foto) e Márcio Lopes (5º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe MENINOS DE TERÊ - Dudu e Wendel (4º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe ADS - João Eduardo e Carlos Henrique (3º lugar - Série Ouro)
Foto da equipe CHOQUE-REI - Toninho e Luiz Cláudio “Tritu” (Vice-Campeões - Série Ouro)
Foto da equipe LIBERTINOS - Léo Duguet (à esqueda) e Lorival (à direita) (Campeões - Série Ouro), acompanhados de Paulo Sérgio (ao centro).

AS RESENHAS


A festa não seria completa se não acontecesse alguma resenha! E, nesse caso, a turma não ficou devendo, também.


Nesse quesito, um destaque do primeiro dia de competição foi o intervalo para o lanche patrocinado pelo Burger Delta, lanchonete da melhor qualidade, localizada na Av. Amazonas, 4533.

Foto dos botonistas no Delta Burguer Nova Suissa, patrocinador do lanche.

À noite, o pessoal se ajeitou, ainda, em uma mesa de boteco pra descontrair, comentar os jogos e lances do dia, contar histórias do futebol de mesa, jogar conversa fora e, porque não, apreciar as "comidas de boteco" mineiras, regadas àquela cerveja gelada ou àquela dose de whisky caprichada.



LINKS RELACIONADOS



(Gravação: Bozó, ADMB)




106 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp-2.png
bottom of page