A REGRA DOS TRÊS TOQUES

REGRA DO IMPEDIMENTO

Veja aqui 36 vídeos de simulação de lances analisando se há ou não impedimento

Art. 80 – CARACTERIZAÇÃO  

O jogador estará em posição de impedimento quando estiver mais próximo da linha de fundo do adversário do que a bola, no momento em que a bola é lançada por outro jogador da mesma equipe. Será considerado impedimento:  

a) Se o técnico utilizar jogador em posição irregular para executar um lance; 

b) Se o jogador impedido receber um passe; 

c) Se o técnico utilizar jogador em posição regular para impulsionar outro de sua equipe, que esteja impedido, e este último vier a tocar na bola; 

d) Quando a bola bater no goleiro, proveniente ou não de chute a gol, e vier a tocar em jogador que esteja em posição de impedimento;  

§ Único: Caracterizado o impedimento, o técnico será punido com Tiro Livre Indireto (Art. 94), a ser cobrado do local onde se encontrava o jogador impedido.  

 

Art. 81 – EXCEÇÕES À REGRA DO IMPEDIMENTO  

Não haverá impedimento nas seguintes situações:  

a) Quando o jogador atacante estiver situado na mesma linha do penúltimo defensor; 

b) Se o jogador estiver em seu meio-campo de defesa; 

c) Quando dois ou mais jogadores adversários (inclusive o goleiro) estiverem mais próximos da linha de fundo do que o jogador atacante palhetado ou que recebe o passe;  

d) No início do primeiro lance do técnico; 

e) Na primeira palhetada após a cobrança de tiro de meta, lateral ou escanteio. Observar que o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance, após as citadas cobranças. 

f) Se um jogador da equipe atacada vier a ser palhetado para fora de campo colocando o jogador adversário em situação de impedimento, o árbitro deverá desconsiderar esse impedimento, deixando que o jogo prossiga normalmente.

 

SITUAÇÃO 01

AÇÃO: Passe do Jogador “A” para o Jogador “B”

SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”

MOTIVO:

O Jogador "B" não poderia receber passe nem ser impulsionado pois, no momento que o Jogador "A" lançava a bola, existia apenas um defensor (goleiro) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais perto da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 02

AÇÃO: Passe do Jogador “A” para o Jogador “B”

SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”

MOTIVO:

Como o toque no defensor não cancela o impedimento, no momento do lançamento, havia somente um defensor (goleiro) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais próximo da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 03

AÇÃO: Passe do Jogador “A” para o Jogador “B”

SITUAÇÃO: LANCE LEGAL

MOTIVO:

O Jogador "B" não estava impedido pois, no momento do lançamento, ele e o penúltimo defensor estavam na mesma linha (mesma distância em relação a linha de fundo).

SITUAÇÃO 04

AÇÃO: Passe do Jogador “A” para o Jogador “B”

SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”

MOTIVO:

No momento do lançamento havia somente um defensor (jogador) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais próximo da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 05

AÇÃO: Passe do Jogador “A” para o Jogador “B”

SITUAÇÃO: LANCE LEGAL

MOTIVO:

No momento do lançamento, a bola estava mais próxima da linha de fundo do que o Jogador "B".

SITUAÇÃO 06

AÇÃO: Passe do Jogador “A” para o Jogador “B”
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
Como o toque no defensor não cancela o impedimento, no momento do lançamento havia somente um defensor (jogador) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais próximo da linha de fundo do que a bola.

.

.

.

SITUAÇÃO 07

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
No momento que o Jogador "A" lança a bola, esta estava mais próxima da linha de fundo do que o Jogador "B".

SITUAÇÃO 08

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR "B"
MOTIVO:
No momento do lançamento havia somente um defensor (goleiro) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais próximo da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 09

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
O Jogador "B" não está impedido pois, no momento do lançamento, ele e o penúltimo defensor estavam na mesma linha (mesma distância em relação a linha de fundo).

SITUAÇÃO 10

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
O Jogador "B" não poderia receber passe nem ser impulsionado pois, no momento que o Jogador "A" lançava a bola, existia apenas um defensor (goleiro) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais perto da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 11

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
O Jogador "B" não estava impedido pois, no momento do lançamento, a bola estava mais próxima da linha de fundo do que o Jogador "B".

SITUAÇÃO 12

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
O Jogador "B" não poderia receber passe nem ser impulsionado pois, no momento que o Jogador "A" lançava a bola, o Jogador "B" estava mais próximo da linha de fundo do que a bola.

 

SITUAÇÃO 13

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
O Jogador "B" não estava impedido pois, no momento do lançamento, a bola estava mais próxima da linha de fundo do que o Jogador "B".

SITUAÇÃO 14

AÇÃO: Jogador "A" toca na bola, a bola bate na trave. Na sequência, ocorre o passe no Jogador "B"
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
Como a trave é "neutra", o Jogador "B" não poderia receber passe nem ser impulsionado pois, no momento que o Jogador "A" lançava a bola, existia apenas um defensor (goleiro) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais próximo da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 15

AÇÃO: Jogador "A" toca na bola, a bola bate no goleiro. Na sequência, ocorre o passe no Jogador "B"
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
Rebatida de goleiro não anula o impedimento. Portanto, o Jogador "B" não poderia receber passe nem ser impulsionado pois, no momento que o Jogador "A" lançava a bola, existia apenas um defensor (goleiro) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais próximo da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 16

AÇÃO: Jogador "A" toca na bola, a bola bate na trave. Na sequência, ocorre o passe no Jogador "B"
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
O Jogador "B" não estava impedido pois, no momento do lançamento, ele e o penúltimo defensor estavam na mesma linha (mesma distância em relação a linha de fundo).

SITUAÇÃO 17

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola, a bola bate na trave
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
Como a trave é "neutra", o Jogador "B" não poderia receber passe nem ser impulsionado pois, no momento que o Jogador "A” lançava a bola, existia apenas um defensor (goleiro) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais perto da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 18

AÇÃO: Jogador "A" toca na bola e, impulsiona o Jogador "B". Na sequência, ocorre o passe no Jogador "B" na posição "B1"
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
Apesar do Jogador "B" ter recebido o passe em posição legal (posição B1). No inicio do lance (Jogador "A" é palhetado), existia apenas um defensor (goleiro) entre o Jogador "B" e a linha de fundo e, além disso, o Jogador "B" estava mais perto da linha de fundo do que a bola.

SITUAÇÃO 19

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola, faz o passe no Jogador “B" e ainda impulsiona o Jogador "B" para a posição "B1".
Segundo Lance >>> Jogador "B", na posição "B1", é impulsionado.
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Apesar do Jogador "B" ter sido palhetado na posição de impedimento (posição B1), No inicio do lance (Jogador "A" é palhetado), o Jogador "B" estava em posição legal pois, existia mais de um jogador defensor entre o Jogador "B" e a linha de fundo.

SITUAÇÃO 20

AÇÃO: Jogador "A" bate o lateral e faz passe no Jogador "B"
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Não há impedimento na primeira palhetada após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto. Observar que o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance, após as citadas cobranças.

SITUAÇÃO 21

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" bate o lateral
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto, o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance. Portanto, o Jogador "B" poderia ser palhetado.

SITUAÇÃO 22

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" bate o lateral
Segundo Lance >>> Jogador "B" faz o passe para o Jogador "C"
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “C”
MOTIVO:
Após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto, o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance. Portanto, o Jogador "C" não poderia ter recebido o passe.

SITUAÇÃO 23

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" bate o lateral
Segundo Lance >>> Jogador "B" faz o passe para o Jogador "C"
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “C”
MOTIVO:
Após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto, o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance. Portanto, o Jogador "C" não poderia ter recebido o passe.

SITUAÇÃO 24

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" bate o lateral
Segundo Lance >>> Jogador "C" faz o passe para o Jogador "B"
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto, o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance. Portanto, o Jogador "C" poderia ser palhetado.

SITUAÇÃO 25

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola e impulsiona o defensor
Segundo Lance >>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
Quando o Jogador "A" impulsionou o defensor (no primeiro lance), o Jogador "B" passou a ter condição legal para receber um passe. mas, continuava em condição ilegal para ser palhetado. Fato este que ocorreu no segundo lance.

SITUAÇÃO 26

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola e impulsiona o defensor
Segundo Lance >>> Jogador "C" faz o passe no Jogador "B"
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Quando o Jogador "A" impulsionou o defensor (no primeiro lance), o Jogador "B" passou a ter condição legal para receber um passe. Fato este que ocorreu no segundo lance.

SITUAÇÃO 27

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance:>>> Jogador "A" faz o passe para o Jogador "B"
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Quando o Jogador "A" fez o passe para o Jogador "B", a bola estava mais próxima da linha de fundo que o Jogador "B".

SITUAÇÃO 28

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola
Segundo Lance:>>> Jogador "B" é impulsionado
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “B”
MOTIVO:
Quando o Jogador "A" lança a bola, o Jogador "B", estava mais próximo da linha de fundo que a bola.

SITUAÇÃO 29

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola e é impulsionado para a posição "A1"
Segundo Lance >>> Jogador "A", na posição “A1”, é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Jogador que é palhetado no primeiro lance, sempre tem condição legal para ser palhetado nos lances subsequentes.

SITUAÇÃO 30

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" toca na bola e é impulsionado para a posição "A1"
Segundo Lance >>> Jogador "B" faz o passe para o Jogador "A", na posição "A1"
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “A”
MOTIVO:
Apesar do Jogador "A" ter iniciado a jogada, no momento que o Jogador "B" lançou a bola, o Jogador "A" estava em posição ilegal. O jogador "A" poderia ser palhetado mas não poderia receber passe.

SITUAÇÃO 31

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Lançamento da bola em cobrança de tiro de meta
Segundo Lance >>> Jogador "A" é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto, o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance. Portanto, o Jogador "A" poderia ser palhetado.

SITUAÇÃO 32

AÇÃO:
Primeiro Lance >>>  Lançamento da bola em cobrança de tiro de meta
Segundo Lance >>> Jogador "B" faz o passe para o Jogador "A"
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “A”
MOTIVO:
Após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto, o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance. Portanto, o Jogador "A" não poderia ter recebido o passe.

SITUAÇÃO 33

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" bate o escanteio e vai para a posição “A1”
Segundo Lance >>> Jogador "B" faz o passe para o Jogador "A", na posição “A1”
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “A”
MOTIVO:
Após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto, o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance. Portanto, o Jogador "A" não poderia ter recebido o passe.

SITUAÇÃO 34

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador "A" bate o escanteio, faz passe no Jogador "B"
Segundo Lance >>> Jogador "A", na posição “A1” é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Após a cobrança de tiro de meta, lateral ou tiro de canto, o jogador em posição de impedimento pode ser palhetado, mas não pode receber o passe no segundo lance. Portanto, o Jogador "A" poderia ser palhetado e, além disso, o Jogador que é palhetado no primeiro lance, sempre tem condição legal para ser palhetado nos lances subsequentes.

 

SITUAÇÃO 35

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador lança a bola para o ataque
Segundo Lance >>> Jogador "A", em seu campo de defesa, é impulsionado
SITUAÇÃO: LANCE LEGAL
MOTIVO:
Não existe impedimento quando o Jogador é impulsionado a partir do seu meio-campo de defesa.

 

SITUAÇÃO 36

AÇÃO:
Primeiro Lance >>> Jogador lança a bola para o ataque
Segundo Lance >>> Jogador "A", tocando a linha de meio de campo, é impulsionado
SITUAÇÃO: IMPEDIMENTO DO JOGADOR “A”
MOTIVO:
A linha de meio de campo é considerada campo de ataque, logo existe o impedimento se o Jogador é impulsionado no campo de ataque quando não há pelo menos dois defensores entre a bola e a linha de fundo do adversário.

.

.

.

correio2.png

Estamos na AV. AMAZONAS 4600/SOBRELOJA,

Bairro Nova Suissa, BH/MG

Dias de Jogos: 3as das 18h30 às 22h00 e Sábados das 13h00 às 18h00

#vemserfeliznoliberdade

topo2.png
whatsapp.png