top of page
  • Foto do escritorLiberdade Futmesa 1

35º CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL 3 TOQUES: Temos um novo Bicampeão!!!

Na 35ª edição do Campeonato Brasileiro Individual da Modalidade 3 Toques, Alcides, da AABB(DF), repete o feito de 2023 e se torna bicampeão da modalidade.


Foram 45 inscritos, 14 clubes representados, 514 gols, dois dias e meio e mais de 20 horas de campeonato. Esses são alguns números do 35º Campeonato Brasileiro Individual da Modalidade Bola 3 Toques, realizado no Plaza Shopping, em São José do Rio Preto (SP), entre os dias 29 e 31 de março de 2024. O grande campeão foi Alcides Figueira, da AABB(DF), pelo segundo ano consecutivo!


Foto do local do 35º Campeonato Brasilieiro Individual da Modalidade 3 Toques, no Plaza Shopping,em São José do Rio Preto.
Local do 35º Campeonato Brasilieiro Individual da Modalidade 3 Toques, no Plaza Shopping,em São José do Rio Preto.

Rafael Pena, Wendel Cordeiro e Júnior Moura representaram o Liberdade na competição. Além deles, o campeonato contou com representantes dos seguintes clubes: AABB (DF), Grêmio Mineiro/AABB (MG), ACAFUMA (DF), ADMB (MG), Caraça (MG), Chacal (MG), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Liga Riopretense (SP), Liga VonSchmidt (MG), Tupi (MG), União Uberaba (MG) e Vasco (RJ).


Wendel e Rafa disputaram a Série Ouro da competição, terminando na 8ª e 12ª colocações, respectivamente. Júnior disputou a Série Bronze e terminou o campeonato na 38ª posição.


Foto de Rafa Pena, Wendel e Júnior que representaram o Liberdade no 35º Campeonato Brasileiro Individual 3 Toques, 2024.
Rafa Pena, Wendel e Júnior representaram o Liberdade no 35º Campeonato Brasileiro Individual 3 Toques, 2024.

Na primeira fase, foram organizados cinco grupos de 9 participantes cada, dos quais os quatro primeiros se classificaram para a Série Ouro, os três seguintes disputaram a Série Prata e os dois últimos integraram a Série Bronze. Na Série Ouro, as fases decisivas, no formato de eliminatória, partiram das oitavas de final, enquanto que nas outras sérias estas eliminatórias partiram das quartas de final. Em todas as sérias, porém, aconteceram jogos em uma fase preliminar às fases finais.


Finalizada a primeira fase, os primeiros e segundos colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados se classificaram diretamente para as oitavas de final da Série. Os demais classificados para a Ouro, participaram da fase preliminar para definir outros quatro componentes das oitavas de final. A partir daí, aconteceram os jogos das oitavas, quartas, semifinais e final.


A Série Prata também contou com uma fase preliminar para definir a fase quartas de final. Apenas o melhor entre os quintos colocados dos grupos da primeira fase se classificou diretamente para as quartas de final da Série Prata. Os demais 14 participantes disputaram a fase preliminar.


Já na Série Bronze, apenas os donos das duas piores campanhas disputaram a fase preliminar para as quartas de final da Série.


Os grupos e a classificação final da primeira fase são apresentados no quadro seguinte.



A classificação final ficou como mostrado no quadro abaixo.



Mais detalhes sobre o campeonato podem ser encontrados na página no site do Liberdade, dedicada ao 35º Campeonato Brasileiro 3 Toques.


Nesta edição do campeonato tivemos um bicampeão Brasileiro, após 21 anos. Alcides repete o feito que apenas Lorival Ribeiro, ex-atleta do Liberdade, alcançou em duas oportunidades (1999 e 2000, 2002 e 2003), à época atleta do Grêmio Mineiro. O atual bicampeão venceu em casa, pois, embora Alcides more em Brasília e jogue pela AABB do DF, é natural de São José do Rio Preto. Inclusive, ele também é o atual campeão da Taça São Paulo, cuja última edição aconteceu em São José do Rio Preto. Pelo visto, os ares da terra natal fazem bem ao campeão!


Na partida final, Alcides e Vander Felipe, do Grêmio Mineiro/AABB (MG), fizeram um grande jogo. Dois grandes botonistas com muita história no esporte. O título estaria em ótimas mãos, independente do vencedor. O bicampeonato, no entanto, foi conquistado sem muito susto. Alcides fez uma partida segura e objetiva, abrindo dois gols antes da metade do primeiro tempo, sendo que o primeiro gol aconteceu pouco depois dos 2 minutos de jogo. Ao final da partida, o placar confortável de 3 a 0 confirmou a vitória e, mais uma vez, o título de Campeão Brasileiro. Título merecidíssimo, conquistado pelo melhor botonista da 3 Toques na atualidade!


Foto de Vander e Alcides se cumprimentando antes do início da grande final da Série Ouro, do Brasileiro Individual 2024.
Vander e Alcides se cumprimentam antes do início da grande final da Série Ouro do Brasileiro Individual 2024. Wendel, do Liberdade, foi o árbitro da final.

Na Série Prata, Gustavo Heavy, do Grêmio Mineiro/AABB (MG), e José Luiz, da Liga Riopretense (SP), disputaram a final. O empate por 1 a 1 deu o título de Campeão Brasileiro da Série Prata 2024 ao Heavy, que, por ter melhor campanha durante o campeonato, jogava com a vantagem do empate.


Foto de Gustavo Heavy e José Luiz se enfrentando na final da Série Prata do Brasileiro Individual 2024. Pablo, do Flamengo, é o árbitro.
Gustavo Heavy e José Luiz se enfrentam na final da Série Prata do Brasileiro Individual 2024. Pablo, do Flamengo, é o árbitro.

Já na Série Bronze, Fernando Cascavel, da Liga VonSchmidt (MG), vence Simplício, da AABB (DF), pelo placar de 2 a 1 e conquista o título de Campeão Brasileiro da Série Bronze 2024.


Foto de Fernando Cascavel e Simplício fazendo a final da Série Bronze do Brasileiro Individual 2024. Emerson, da Liga Riopretense, é o árbitro.
Fernando Cascavel e Simplício fazem a final da Série Bronze do Brasileiro Individual 2024. Emerson, da Liga Riopretense, é o árbitro.

No que diz respeito à organização do evento, a atuação dos amigos de São José do Rio Preto e da CBFM deve ser elogiada, uma vez que o local definido para os jogos foi muito bom, a maioria das mesas eram novas e em ótimo estado e a rápida atualização dos placares no aplicativo Copa Fácil levava informações sobre o andamento do campeonato para aqueles que não estavam em São José do Rio Preto e queriam acompanhar sua evolução! Além disso, destaca-se o espírito esportivo e o fair play dos participantes durante todo o campeonato! Parabéns a todos!


Finalmente, parabéns aos finalistas das séries Ouro, Prata e Bronze, especialmente, ao Bicampeão Alcides, que se candidata em 2025 a ser o primeiro tricampeão brasileiro da modalidade!!!


Links relacionados


56 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page