Na primeira vez que o campeonato é realizado em duas sedes, no Liberdade e no CEFET, Leonardo Stumpf, do Tupi, conquista pela décima vez o Campeonato Mineiro Individual de futebol de mesa, modalidade bola 3 Toques.
Nos dias 22 e 23 de junho, aconteceu no CEFET-BH e na sede do Liberdade a 35ª edição do Campeonato Mineiro Individual de futebol de mesa, modalidade bola 3 Toques, organizado pela Federação de Futebol de Mesa de Minas Gerais (FEFUMEMG). Pela primeira vez o campeonato aconteceu em mais de uma sede, o que foi possível pela proximidade dos dois locais.
Foram 54 participantes, dos diversos clubes de Minas Gerais, divididos em seis grupos de sete botonistas e dois grupos de seis. Na primeira fase, os grupos A, B, C e D realizaram seus jogos na sede do Liberdade. No CEFET, aconteceram os jogos dos grupos E, F, G e H. Os três primeiros colocados de cada grupo se classificaram para a Série Ouro, sendo que os segundos e os terceiros participaram de uma fase Pré Oitavas de Final. Os quartos e quintos colocados jogaram a Série Prata e os sextos colocados realizaram a Série Bronze. Os sétimos colocados foram eliminados ao final da primeira fase.
Na Série Ouro, todos os jogos realizados após a primeira fase aconteceram na sede do Liberdade. As oitavas e as quartas de final da Série Prata e as quartas de final da Série Bronze foram realizadas no CEFET. As semifinais e finais das Séries Prata e Bronze, também, foram realizadas na sede do Liberdade.
Oito atletas do Liberdade participaram da competição: Wendel (5º colocado), Marcelo Virgílio (10º colocado), Luiz Felipe (13º colocado), Rafael Pena (18º colocado), João Eduardo (20º colocado), Júnior Moura (32º colocado), Alfredo (34º colocado) e Fred Mafra (42º colocado). Destaque para o Fred Mafra que chegou à final da Série Bronze.
Ao final da primeira fase, a classificação dos grupos foi a seguinte:
Maiores detalhes sobre o campeonato podem ser verificados na página do Mineiro 2024, no site do Liberdade.
Na Série Ouro, Léo Stumpf, do Tupi, enfrentou Vander, do Grêmio Mineiro/AABB, em uma das semifinais. Após vitória por 3 a 1, Stumpf passa à final. Na outra semifinal, José Lessa, da ADMB, e Thiago Stephan, do Chacal, fizeram um jogo emocionante, que foi definido no último lance. Lessa venceu a partida por 2 a 1 e conquistou a vaga à final.
Na grande final da Série Ouro, Stumpf e Lessa fizeram um jogo equilibrado, com chances para ambos os lados. Na última palhetada do primeiro tempo Léo Stumpf faz 1 a 0. Esse placar se manteve até o final do jogo e Stumpf se tornou o Campeão Mineiro de 2024! Com isso, ele chega a uma marca impressionante, é o seu décimo título Mineiro! O decacampeão fez um grande campeonato e, merecidamente, fechou sua participação com chave de ouro.
É importante destacar, também, a performance do Vice-campeão Mineiro, José Lessa. Embora tenha classificado em 3º lugar em seu grupo da primeira fase, Lessa passou por grandes adversários nas fases seguintes e chegou, com mérito, pela primeira vez à grande final.
Na Série Prata a final foi realizada entre Hélio, do União Uberaba, e Bal, do Grêmio Mineiro/AABB. Hélio passou por seu companheiro de clube, Beto Magrini, na semifinal. Já o Bal venceu o Júnior Lawall, da ADMB, na outra semifinal. No jogo final, Bal venceu por 1 a 0 e ficou com o título de Campeão Mineiro 2024 da Série Prata.
A Bronze foi decidida por Lucas Luna, do Chacal, e Fred Mafra, do Liberdade. Nas semifinais, Lucas Luna venceu Rodrigo Caetano, da ADMB, e Fred Mafra passou por Breno Castilho, do Grêmio Mineiro/AABB. Na final, Lucas Luna venceu o jogo por 3 a 0 e se tornou o Campeão Mineiro 2024 da Série Bronze.
Todos reconheceram os esforços realizados pelos organizadores do campeonato, porém, há uma oportunidade de melhoria para os próximos torneios que seria a realização de um melhor tratamento do ambiente para que não ocorra influência do vento no comportamento da bolinha, como ocorreu em jogos realizados no CEFET. Esse contratempo, fez com que a coordenação do campeonato transferisse as finais das três séries, que inicialmente ocorreriam no CEFET, para a sede do Liberdade.
Embora tenham ocorrido alguns contratempos, no geral, o campeonato transcorreu em um clima de alegria e de amizade. Sempre é muito bom encontrar com os amigos e dividir as mesas com vários deles. Além disso, ficou nítido o sentimento de vários participantes de que todos devemos praticar a empatia e colaborar para que o ambiente e o desenrolar de um torneio sejam os melhores possíveis.
Parabéns aos organizadores do campeonato, Rodrigo Caetano, Leandro Cristino e Marcelo Virgílio, aos participantes e aos finalistas das séries Ouro, Prata e Bronze!
Um cumprimento especial ao decacampeão, Léo Stumpf! Stumpf venceu quase um terço das edições do Mineiro Individual! Esse feito não é para qualquer um!
コメント