Campeonato realizado no Rio de Janeiro (RJ) teve a participação do Rafa Pena, atleta do Liberdade.
Nos dias 8 a 11 de junho de 2023, aconteceu no Park Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o 33° Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa, modalidade 12 Toques, Rio 2023, também chamado de Brasileirão '23.

Na opinião de muitos, o evento, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e pela Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ), foi um marco na história da modalidade e do futebol de mesa brasileiro, dado à organização, às condições físicas e aos recursos utilizados.
236 botonistas disputaram o campeonato, classificados a partir das seletivas em seus estados, que dispunham de vagas limitadas para a competição. Os atletas se dividiram em três categorias: Sub-18, Master e Adulto.
De Minas Gerais, um dos representantes foi o atleta do Liberdade Rafael Pena, que se classificou em 2º lugar nas seletivas do estado para a categoria Adulto e disputou pela primeira vez o nacional da modalidade 12 toques. Rafa tornou-se o primeiro atleta do Liberdade a participar dessa competição.

Durante a primeira fase do campeonato, Rafa enfrentou, nada mais nada menos que dois recordistas de títulos brasileiros da modalidade, Robertinho (5 títulos) e Quinho Zuccato (até então com 5 títulos, também). Quinho, inclusive, foi o grande campeão desta edição, somando seis títulos brasileiros e se tornando o recordista isolado.
Dois destaques da campanha de Rafa foram o empate em 6 a 6 com Robertinho, um dos maiores jogadores da regra (Rafa ainda teve chance de vitória no último lance, quando acertou uma bola na trave) e o alcance da meta de cem gols marcados durante o campeonato. Segundo nosso atleta, a participação foi ótima para ganhar experiência.
Parabéns por essa conquista Rafa e que você consiga voos ainda mais altos nas próximas edições!
Comments