Torneio organizado pelos clubes da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi realizado na sede do Grêmio Mineiro/AABB-BH e teve o atleta da casa, Gustavo Heavy, como o grande campeão.
Os clubes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Atlética CEFET, Caraça, Grêmio Mineiro/AABB-BH, Grêmio Vetor Norte e Liberdade, promoveram o XXI Campeonato Metropolitano Individual de Futebol de Mesa, modalidade 3 Toques. Atletas dos cinco clubes disputaram o campeonato, que aconteceu na sede do Grêmio Mineiro/AABB-BH, no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no bairro das Garças, em Belo Horizonte (MG), nos dias 21 e 22 de outubro.
O Liberdade contou com nove representantes no campeonato: Alfredo Cavalleiro, Breno Ribeiro, Fabiano Rodrigues, Júnior Moura, Léo Duguet, Lorival Ribeiro, Marcelo Virgílio, Rafael Pena e Wendel Cordeiro.
Os destaques da participação do Liberdade no evento foram as campanhas de Wendel e de Marcelo Virgílio, que conquistaram o vice-campeonato da Série Ouro e o título da Série Prata, respectivamente. As classificações dos demais atletas foram as seguintes: Léo Duguet, 4º lugar; Lorival, 5º lugar; Rafa Pena, 6º lugar; Breno, 7º lugar; Fabiano, 10º lugar; Alfredo, 12º lugar; e Júnior, 16º lugar.
Os dezoito atletas inscritos no torneio foram divididos em três grupos de seis participantes. Ao final da 1ª Fase, encerrados os confrontos dentro dos grupos, a classificação ficou conforme o quadro a seguir.
Os três melhores colocados de cada grupo se classificaram para a Série Ouro, sendo que aqueles que conquistaram a primeira posição de cada grupo e o segundo colocado com a melhor campanha se classificaram direto para as quartas de final. Os demais classificados para a Série Ouro realizaram uma fase pré quartas de final.
Os competidores posicionados na quinta e sexta colocações dos grupos compuseram a Série Prata, sendo que os sextos lugares e o pior quinto lugar disputaram uma fase pré semifinal para enfrentarem, na fase semifinal, os dois melhores quintos lugares.
As semifinais da Série Ouro foram disputadas entre Wendel, do Liberdade, e Vander, do Grêmio Mineiro/AABB-BH, e entre Gustavo Heavy, do Grêmio Mineiro, e Léo Duguet, do Liberdade. Wendel passou à final após vencer o Vander por 1 a 0. Na outra semifinal, Gustavo Heavy venceu Léo Duguet por 2 a 1.
Na grande final, Wendel entra com a vantagem do empate e abre 1 a 0 no placar. Mas Heavy reage e consegue a virada. Encerrado o jogo, placar de 2 a 1 para Heavy, que leva o título de Campeão Metropolitano Individual de 2023, após uma bela campanha invicta, com oito vitórias e um empate!
Na Série Prata, os jogos das semifinais aconteceram entre Marcelo Virgílio, do Liberdade, e Carlos Lixa, do Vetor Norte, e entre Marcelo Volga, do Grêmio Mineiro/AABB-BH, e Júnior Moura, do Liberdade. Virgílio vence Lixa por 1 a 0 e avança às finals. No outro jogo, um empate em 0 a 0 leva Volga à final, por ter melhor campanha que Júnior.
Na final da Prata, no confronto dos "Marcelos", o Virgílio leva a melhor sobre o Volga, vencendo o jogo por 2 a 1 e sagrando-se campeão da Série Prata!
Finalizados os jogos, Breno Castilho, presidente do Grêmio Mineiro/AABB-BH, comandou a cerimônia de premiação, que contou com a presença de diretores da AABB: o Presidente da AABB-BH, Toninho, o Vice-presidente de Esportes, Waguinho, e o Vice-presidente Social, Orcelino. Todos os botonistas receberam uma bela medalha pela participação e os campeões e vice-campeões, além da medalha, receberam troféus pelas conquistas.
No início da cerimônia de premiação, nosso amigo Edivaldo, do Liberdade, recebeu das mãos do Breno Castilho, uma medalha de participação, por seu apoio na organização do campeonato e, também, simbolizando a entrega das medalhas para todos os participantes. Edivaldo não pôde jogar o campeonato, pois ainda não é federado, porém deu grande contribuição durante o evento, apoiando a Direção Técnica e os competidores.
Parabéns aos organizadores e participantes da 21ª edição do Campeonato Metropolitano Individual!
Parabéns, especial, aos campeões e vice-campeões das séries Ouro e Prata! Ao Wendel e ao Marcelo, atletas do Liberdade, pelas conquistas do vice-campeonato da Série Ouro e do campeonato da Série Prata; ao Marcelo Volga, vice-campeão da Série Prata; e ao Heavy, o grande campeão desta edição!
A classificação geral e os resultados dos jogos do XXI Campeonato Metropolitano Individual, modalidade 3 Toques, são apresentados nos quadros a seguir.
Links relacionados:
- Gols do XXI Metropolitano Individual - 2023 (Canal YouTube Rafael Pena)
- Jogo Completo da 1ª Fase do Metropolitano 2023: Marcelo Virgílio X Agnaldo (Canal YouTube Rafael Pena)
- Jogo Completo da 1ª Fase do Metropolitano 2023: Heavy X Breno Castilho (Heavy Metal Botão Clube)
- Jogo Completo da 1ª Fase do Metropolitano 2023: Heavy X Júnior Moura (Heavy Metal Botão Clube)
- Gustavo Heavy é Campeão Metropolitano 2023 de Futebol de Mesa - Modalidade 3 Toques (Instagram @gremio_mineiro.futeboldemesa)
Comments