Nos dias 26 e 27 de agosto o Liberdade viveu mais um momento de festa do futebol de mesa.
O aniversário de 17 anos do Liberdade foi comemorado no melhor estilo para quem gosta do futebol de mesa, ou seja, com a bolinha rolando nas mesas e muitos jogos. A Taça Liberdade 17 Anos, que aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto, reuniu 40 botonistas de vários cantos do país na sede do clube em Belo Horizonte (MG).
No primeiro dia foi entregue a cada botonista uma bolinha oficial da modalidade 3 Toques. Essas bolinhas foram as utilizadas durante os jogos do torneio e, ao final, ficaram como brinde aos participantes.
Oito grupos, com cinco botonistas cada, deram forma à 1ª fase da competição. Após os confrontos realizados, a classificação ficou da seguinte forma:
Os segundos e terceiros colocados de cada grupo disputaram a etapa pré-oitavas de final da Taça de Ouro. Os vencedores desta etapa enfrentaram, nas oitavas de final, os primeiros colocados de cada grupo da 1ª Fase. A partir daí, aconteceram as etapas quartas de final, semifinais e final.
A grande final da Taça de Ouro foi disputada por Carlos Henrique (CH), do Liberdade, que jogava com a vantagem do empate, e Toninho, da AABB-DF. Nas semifinais, CH venceu o Beto, do União Uberaba, por 2 a 1, e Toninho passou pelo Wendel, do Liberdade, pelo placar de 1 a 0.
Como não podia deixar de ser, a final foi um jogo de altíssimo nível técnico, com dois craques na mesa. Toninho venceu a partida por 1 a 0 e conquistou o título da Taça Liberdade 17 Anos, confirmando o ótimo ano de conquistas vivido por nossos amigos de Brasília (DF). Veja o gol do título.
As campanhas dos dois finalistas são mostradas no quadro abaixo.
A Taça de Prata foi disputada pelos oito quartos colocados dos grupos, iniciando as fases mata-mata com os jogos das quartas de final. Hélio Sampaio, do União Uberaba, venceu Mário Cleber, da ADMB, em uma das semifinais e enfrentou na final Henrique Madeira, da ADMB, que passou por Breno Castilho, do Grêmio Mineiro/AABB, no outro jogo das semifinais.
Na final da Taça de Prata, Madeira levou a melhor sobre o Hélio, vencendo o jogo por 2 a 0, e ficou com o título.
Os quatro melhores quintos colocados dos grupos da 1ª Fase disputaram as semifinais da Taça de Bronze. Nesta etapa, Isaac, do Caraça, venceu Júnior Moura, do Liberdade, pelo placar de 1 a 0. Na outra semifinal, Aníbal (Bal), do Grêmio Mineiro/AABB, empatou em 0 a 0 com Agnaldo, do Caraça, e passou para a final da série, por ter a vantagem do empate. Na final, Bal leva o título, após vencer Isaac por 1 a 0.
Os demais quatro quintos colocados disputariam as semifinais da Taça Incentivo, porém, por opção dos participantes, esses jogos não aconteceram. Com isso, Alex Nunes, do Caraça, ficou com a taça.
A classificação final do torneio foi a seguinte:
Para ver outros detalhes, acesse a página do torneio, disponibilizada no site do Liberdade ou o aplicativo Copa Fácil.
Lanche no Burguer Delta
Na tarde do primeiro dia, como planejado, os participantes do torneio foram brindados pelo Burguer Delta, patrocinador do Liberdade, com um lanche da melhor qualidade, com sanduíches (previamente escolhido por cada participante) e refrigerantes.
O Burguer Delta fica na Av. Amazonas, n° 4533, bem perto da sede do Liberdade, e foram organizadas três turmas, conforme a folga nos jogos da 1a fase, para que todos se deslocassem até lá para fazer o lanche.
Cerimônia de premiação e homenagem à ACAFUMA, clube Campeão Brasileiro de 2023
No início da cerimônia de premiação, o Liberdade, através de seu diretor técnico e de seu presidente, Marcelo Virgílio e Rafael Pena, respectivamente, entregou ao Paulo Caruso, presidente da ACAFUMA-DF e participante do torneio, uma placa em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro Interclubes 2023, modalidade 3 Toques. Este Campeonato Brasileiro aconteceu em abril de 2023, na cidade de Juiz de Fora (MG), e a ACAFUMA-DF venceu o Liberdade na grande final. Veja o vídeo do momento da entrega da placa.
Na placa estão os seguintes dizeres:
"O Liberdade Futebol de Mesa parabeniza a ACAFUMA - Águas Claras Associação de Futebol de Mesa e Arte - pelo honroso e merecidíssimo título de Campeão Brasileiro Interclubes da modalidade 3 Toques, conquistado nos dias 21 e 23 de abril, em Juiz de Fora - MG. "
Em seguida, Rafa e Marcelo entregaram os troféus para o campeão da Taça Incentivo, Alex Nunes; para o vice-campeão e para o campeão da Taça de Bronze, Isaac e Bal, respectivamente; para o vice-campeão e para o campeão da Taça de Prata, Hélio Sampaio e Madeira, respectivamente; e, finalmente, para o 4° colocado, para o 3° colocado, para o vice-campeão e para o campeão da Taça de Ouro, respectivamente, Beto, Wendel, CH e Toninho.
Todos os demais participantes receberam medalhas referentes à sua respectiva classificação no campeonato.
Parabéns aos campeões e vice-campeões, especialmente, ao Toninho, o grande campeão da Taça Liberdade 17 Anos!
Parabéns a todos os participantes e aos organizadores do evento!
O Liberdade agradece aos amigos que prestigiaram este momento festivo da história do clube!
E que venham outros encontros especiais com este!!!
Luto
A nota triste fica por conta da notícia, que chegou no primeiro dia do torneio, do falecimento do Antônio Amorim, o Tuninho de Caxias. Tuninho foi um grande incentivador da prática da 3 Toques e uma pessoa muito próxima de amigos que disputaram a Taça Liberdade 17 Anos.
Os participantes do torneio fizeram um grande círculo e, de mãos dadas, rezaram um Pai Nosso e uma Ave Maria, pedindo a Deus que conforte a família e que receba com alegria o Tuninho na morada eterna.
Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.
Links relacionados:
- Final da Ouro: Carlos Henrique X Toninho - 1º tempo; 2º tempo (Fonte: Facebook Caraça Futemesa Santa Bárbara)
- Semifinal da Bronze: Júnior Moura X Isaac - 1º tempo; 2º tempo (Fonte: Facebook Caraça Futemesa Santa Bárbara)
- Jogo da 1ª Fase: Rafael Lage X Mário Cleber - 1o tempo (Fonte: Facebook Caraça Futemesa Santa Bárbara)
- Jogo da 1ª Fase: Marcelo X Wendel - 2o tempo (Fonte: Facebook Caraça Futemesa Santa Bárbara)
- Sorteio dos grupos da Taça 17 Anos do Liberdade: no FaceBook; no YouTube.
Comments